Quando acontecerá a coroação oficial do rei Charles III?

Segundo informações da imprensa internacional, a coroação poderá levar alguns meses para acontecer

 

A morte de Elizabeth II marca o fim do reinado mais longo de um monarca britânico. Com isso, o seu filho, Charles, cujo nome passa a ser rei Charles III, tornou-se o novo chefe da Coroa britânica. Mas segundo informações da imprensa internacional, a coroação oficial deve demorar alguns meses para acontecer, devido ao luto pela morte da rainha e aos preparativos necessários para a ocasião.

O soberano e a rainha consorte, Camila Parker, passaram a noite desta quinta-feira (8/9) em Balmoral e seguirão para Londres na manhã desta sexta-feira (9/9). Informações divulgadas pelo Yahoo! News revelam que o Conselho de Adesão, um corpo cerimonial que se reúne no Palácio de St. James após a morte de um monarca, se juntará dentro de 24 horas após a morte da alteza e proclamará seu filho de 73 anos rei. O secretário do conselho lerá a Proclamação, que será assinada por todos os membros.

Uma coroação não é necessária para tornar-se rei. O rei Eduardo VIII, por exemplo, nunca foi coroado. A própria Elizabeth II ascendeu ao trono em 6 de fevereiro de 1952 e sua coroação ocorreu em 2 de junho de 1953, mais de um ano depois.

 

De acordo com o site da família real britânica, a cerimônia é “uma ocasião para pompa e celebração, mas também é uma circunstância religiosa solene e permaneceu essencialmente a mesma por mais de 1.00 anos. Nos últimos 900 anos, ocorreu em Abadia de Westminster, em Londres. O serviço é conduzido pelo Arcebispo de Canterbury.”

 

Quando acontecerá a coroação oficial?

Não há um cronograma definido para a coroação de Charles III. De acordo com o Yahoo! News, todo o processo será feito, cuidadosamente, pelo Earl Marshal, um cargo ocupado por Edward William Fitzalan-Howard, Duque de Norfolk.

Ele organiza a abertura estadual do parlamento todos os anos e supervisionará a ocasião de um escritório no Palácio de St James. A cerimônia oficial será realizada na Abadia de Westminster e será assistido por membros da família real e pelos chefes da Commonwealth — organização intergovernamental composta por 53 países membros independentes.

 

O filho mais velho de Elizabeth II fará um juramento, receberá as joias da coroa e será proclamado rei. Ele será coroado com a Coroa de Santo Eduardo, utilizada apenas para o momento solene. Charles não vai usá-la fora da abadia. Ao fim da cerimônia, haverá trombetas soando, sinos tocando e uma salva de 62 tiros.

 

Fonte: Camila Meireles - Foto: Divulgação/Internet

Deixe seu Comentário